terça-feira

Como tirar o Drt/Registro Profissional de Maquiador

Oi pessoal, tudo bom? Hoje venho trazer um vídeo falando sobre como tirar o Registro Profissional de Maquiador, quem pode tirar, onde tirar e etc.. Assista o vídeo abaixo pra saber tudinho:



OBS.: Esqueci de informar que quem tiver experiência comprovada como maquiadora, também consegue tirar. Mas creio eu que seja mais burocrático.  



Eu tirei o meu no Ministério do trabalho no Centro do RJ e o agendamento não demora, por mais incrível que pareça. No dia, quando chega a sua vez, não leva nem 10 minutos pra você sair com seu registro. Que beleza, né?!

Documentos que pedem:

Identidade (original e xérox)
Cpf (original e xérox)
Carteira de trabalho (original e xérox)
Certificado do curso (original e xérox)
Impressão da solicitação do registro via internet (as duas vias)

No site da solicitação do registro, dizia pra levar o comprovante de residência, porém a menina não pediu na hora. Mas, de qualquer forma, é bom levar a original e xérox pra não correr nenhum risco.

No papel fica assim:


Eu aconselho a plastificar pra não sujar e nem rasgar. Enfim, não danificar.


Os sites que citei no vídeo são:

O agendamento para ir no ministério do trabalho: CLIQUE AQUI (Só vá no dia marcado, fora isso, não será atendido.)

A solicitação do registro profissional: CLIQUE AQUI (No dia agendado, leve a impressão da solicitação do registro, as duas vias são necessárias.)

Detalhes sobre a entrada do registro no sindicato: VEJA AQUI.

Espero ter ajudado vocês e qualquer dúvida podem me perguntar que irei responder. Não se esqueça de se inscrever lá no meu canal e dar um joinha lá no vídeo pra me ajudar. Obrigada!! 

Comente com o Facebook:

49 comentários :

  1. Oi Jessica, boa tarde!
    Me chamo Suellen e também sou maquiadora e nesse exato momento estou no site do MTE para realizar meu cadastro. Porém estou em dúvida na categoria já que não tem nada específico rs Vi no seu que está como radialista na função de maquiador, então gostaria de saber se para trabalhar na televisão devo marcar radialista também.

    Desde já obrigada! Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem de marcar no radialista e depois aparece a opção de função como maquiador :D aí é isso.

      Excluir
  2. Ajudou demais .. mto obrigada. . Bjos

    ResponderExcluir
  3. Ajudou demais .. mto obrigada. . Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Jessica, tudo bem? Sou maquiadora e, suas dicas me ajudaram muito. Só tenho uma dúvida, eu pago quando a taxa? Porque eu vi que tem um valor. Vou tirar o meu no estado de SP. Obrigada pela atenção. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia :D que bom que te ajudei. Então, aqui no RJ, eu consegui fazer gratuito no ministério do trabalho. Agora em SP, eu realmente não sei como funciona, mas creio que pelo ministério do trabalho seja da mesma forma que eu fiz. Tenta fazer como eu fiz, acessa o site. Bjs

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção.
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi querida. Consegui o agendamento, mas estou com dúvida no preenchimento da solicitação do Registro, naquele segundo site que você indicou. Aparece algumas opções q eu não sei ao certo qual selecionar, eu até tirei uma foto. Posso te enviar essa foto por email?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, linda! Me manda sim :D estou aguardando,bjs.

      Excluir
  6. Olá Boa noite! Poderia me tirar uma dúvida? :D então, gostaria de saber se preciso está com a carteira assinada e ATIVA na profissão. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay :D não necessariamente. O certificado do curso já basta (se for do Senac). Você também pode comprovar que trabalha há mais de 2 anos na área, se não me engano. Mas tendo o certificado do Senac (por ter mais de 160 horas) já é o suficiente.

      Excluir
    2. Quer dizer que de um curso de outra Instituição não dá pra tirar a licença? Ou pode, caso tenha essa carga horária de 160H?

      Excluir
    3. Bom pode ser que sim, Yanne. Pelo o que vi nos comentários varia muito de região pra região.

      Excluir
  7. Olá lindona, eu já tentei tirar a minha DRT aqui em Brasília e não consigo, eu fiz o curso de maquiador do Senac mas o daqui de Brasília não tem 164horas ele só tem se nao me engano 64horas e eles me disseram isso que preciso fazer esse curso completo, e agora ? Eles deviam se adaptar a cada estado porque aqui não oferece esse curso... Ou seja, nunca vamos tirar!! Você tem alguma solução pra esse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, o que eu conheço que é 64 horas é o da embelleze. O do Senac, até onde eu sabia, era de 164 horas no brasil inteiro. Liga para lá e pergunta sobre isso no Senac, pergunta se é 64 horas mesmo o profissional e se sim, pergunta porque nas outras cidades é de 164 horas. Você consegue tirar sim, flor. Você trabalha há quanto tempo com isso? Eu vi, em algum lugar, que é só comprovar que exerce a profissão há 2 anos.

      Excluir
    2. Realmente aqui em Brasília são apenas 60 horas o Senac
      Estou pesquisando pra saber qual curso fazer
      Perguntei no Senac daqui se da pra tirar DRT cm esse curso é eles nem sabem o que é DRT

      Excluir
  8. Olá. Necessariamente precisa do certificado de curso (maquiagem)?
    Pois a 2 anos trabalho na área e nunca fiz curso. Minha escola está sendo a prática. Pode me instruir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, então, reúne toda a comprovação de que você trabalha há 2 anos com maquiagem. Junta cartãozinho, portfólio, contratos e afins. Antes, liga pro sindicato da sua cidade e confirma se vai dar certo. Eu não sei se você pode ir direto no ministério ou tira a carta pelo sindicato (que é paga).

      Excluir
  9. Olá Jess me tira uma duvida estou fazendo na embeleze da minha cidade pois aqui não tem senac , agora embeleze está com curso de duração de 6 meses 86 horas , para tirar o drt eu posso completar com outros cursos de maquiagem até fornar 162 horas ? Desde já agradeço atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, até onde eu sei, infelizmente não pode. O que você pode fazer é comprovar que atua na área há 2 anos, se não me engano, e reunir tudo o que você tem comprovando que é maquiadora no sindicato.

      Excluir
  10. Adorei as dicas, mas fiquei com dúvidas se o certificado de Maquiador pode ser de qualquer lugar, ou tem que ser cursos específicos? no meu caso foi na Embelleze.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, tem de ter uma carga horária de 160 horas pra cima. O Senac é o único que eu sei que tem.

      Excluir
  11. Aqui em Goiânia também não tem nenhum com carga horária de 164 horas no SENAC. O de maior carga horária possue 70 horas. Um dos cursos é de iniciação e o outro de aperfeiçoamento. Jess, qual o nome do curso que você fez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz o de Maquiador Profissional aqui no RJ.

      Excluir
  12. Olá e na última opção de pousadas de escolher radialista e função maquiador eu coloco o q ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi a pergunta. Sei que é radialista e depois clica em maquiador.

      Excluir
  13. Olá tenho uma duvida quanto ao que preencher no segundo formulário depois que clicamos em radialista e função maquiador ....vc poderia me ajudar obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já faz tanto tempo que não lembro muito bem do que vem escrito no formulário, mas lembro que a profissão era radialista e função maquiador.

      Excluir
    2. Então. ..É essa opção msm mas depois abre uma nova página e pede outras informações. ...dificinho rsrs

      Excluir
  14. Oi Jess tudo bom? Tenho uma dúvida: o que tu marcou na opção Documento de Capacitação que dá 06 opções, tu lembra qual opção tu marcou?
    Desde já quero deixar aqui registrado que tu ajudou muuuuuuito! Me formei no Senac aqui de São Paulo e estava buscando informações na internet pra providenciar minha DRT e achei teu Blog. Ameeeeei. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu coloquei no certificado devidamente assinado no ART X. Não lembro o n° do artigo, acho que é 08.. mas é o único que fala de artigo. Obrigada <3 Bjs

      Excluir
  15. Oi Jess mais um apergunta hehe, as duas vias da solicitação que tem que levar junto são as que eu preenchi com meus dados? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Dai.. faz tanto tempo que não lembro :/ mas eu acredito que simmm..

      Excluir
  16. Puxa o meu curso foi na Valmari de 100 horas! Se eu fizer outros cursos de especializações na área... será que vale?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época, em 2015, a pessoa que me atendeu disse que não dava para acumular horas. Não sei se é verídica essa informação e como está agora.

      Excluir
  17. Meu curso é da Valmari de 100 horas! Se eu fizer algumas especializações vale?

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde!!!
    Onde eu consigo uma relação de lugares no Rio de Janeiro, para realizar o curso com qualidade???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, não sei te informar :/ Mas acho o Senac vantagem pelo reconhecimento do certificado. Mas tem outros como Faetec, Makevator e com outros profissionais da área.

      Excluir
  19. Olá Jess. É necessário marcar"radialista"? Vc exerce essa função? Vou começar esse curso do Senac visando o DRT. Mas minha profissão registrada em carteira e professora. Como faz? Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É necessário sim. Não tem problema, vai ser só uma profissão a mais :)

      Excluir
  20. Oi Jess, tudo bem? eu moro em BH e nao estou conseguindo agendar pra fazer meu registro pq pede o cnpj do sindicado e eu não to achando por nadaaaaaa. Você sabe me dizer? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla. Infelizmente não sei porque eu fiz por meio de certificado :/ no google você encontra facilmente cnpj de empresas.

      Excluir
  21. Oie Jessica não consigo achar a site pra agendar o drt, e quando Clico aonde tu colocou, abrir outra página que não tem nada haver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os links estão no fim do post. Lá tem dois links, o de agendamento para o registro e o outro site onde você preenche os dados para dar entrada no registro. Beijos

      Excluir
  22. Olá Jessica, primeiramente gostaria de agradecer por esse vídeo esclarecedor.
    Mas tenho uma dúvida: depois de tirar a drt, é preciso pagar alguma anuidade p ter ela?
    Muito obrigada desde já 😘

    ResponderExcluir
  23. Olá Jessica, primeiramente gostaria de agradecer pelo vídeo esclarecedor.
    Mas tenho uma dúvida: depois de tirar a drt, é preciso pagar alguma anuidade para manter esse registro,
    assim como um médico paga para manter seu crm?
    Desde já, grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Não precisa não, viu?! Beijos

      Excluir

 
Layout personalizado por Capricha Na Maquiagem By Jess Norberto