sábado

Cá entre nós | Coisas que não se deve fazer num blog

Oi pessoal, tudo bem? Já viram pelo título o assunto de hoje, né?! Achei bem interessante vir mostrar pra vocês, pelo meu ponto de vista, coisas que você NÃO deve fazer no seu blog. Acho que vai ser super válido para dar dicas para quem está começando. E se você tem alguma coisa do que vou citar no seu cantinho, pense bem já que tudo o que vou dizer foi confirmado num grupo para blogueira no facebook.

Layout: Me da uma tristeza profunda quando entro num blog e vejo um layout todo poluído, com informações que te deixam confusa, setinhas coloridas, pisca pisca, playlist, floquinhos de neve descendo na tela, ou até mesmo, com cores que não possuem harmonia nenhuma entre si. Você pode sim ter um layout colorido, mas desde que isso seja harmônico. . Particularmente, o que mais me desperta atenção num blog é o layout. Quando entro num blog e vejo um visual que me chama atenção, eu já quero ver o conteúdo. LEMBRE-SE: Seu layout é seu cartão de visita.

Comentários: Acreditam que eu já tentei comentar num blog e não achei o botão de comentários? Sério mesmo, produção? Sim! Isso aconteceu. Uma coisa é certa: Se o link de comentários não estiver visível, a pessoa vai desistir na hora (a não ser que ela seja muito paciente). Outro erro também é deixar a caixa de comentários em cima do post e não embaixo. Por que é um erro?? Muita gente vai ler o post e não vai querer ter de voltar tudo de novo só pra comentar. Eu sou uma delas! LEMBRE-SE: Praticidade é tudo.

Imagens: Tudo bem que essa parte é complicada, mas ela é fundamental. Eu tentei várias vezes ajustar as imagens do blog (porque HTML não é fácil) e, finalmente, consegui. É estranho entrar num site com o tamanho de postagem enorme e a foto muito menor que o espaço disponível. Exemplo: A largura da sua postagem é 800 e a da sua foto é: 500. Eu não acho bacana. Acho fundamental saber aproveitar o espaço do post. LEMBRE-SE: Se a foto for pequena e você aumentar, ela vai perder a qualidade. Fique sempre de olho nisso, ok?!

Cópia: Não há nada mais feio do que copiar as imagens ou textos de alguém. Isso inclui também a cópia do texto e mudanças de meia dúzia de palavras. Não sei o que é pior. Sempre dê os créditos ao autor. Isso é fundamental e faz parte de um bom caráter. LEMBRE-SE: Plágio é crime.

Se vender: Dinheiro é bom? É! Mas é muito feio ganhar dinheiro enganando as pessoas. Jamais venda sua opinião. Ela é única e pode influenciar na vida das suas leitoras. LEMBRE-SE: Seu blog, sua imagem, sua reputação!

Erros terríveis de português: Errar é totalmente humano, mas quando você tem um blog isso não deve ocorrer com tanta frequência. Afinal escrever preguissa e faser não dá né? Eu sei que, às vezes, pode dar um branco. Então, se estiver na dúvida consulte o google. Combinado?!

Falta de informações necessárias: Eu fico decepcionada quando gosto de um blog e não acho link de redes sociais. Fala sério! Isso é muito chato. E isso vale para quem possui e deixa os links lá no fim do mundo onde quase ninguém vai encontrar. Minha dica é deixar sempre visível o botão com o link das principais redes sociais como: youtube, instagram e fan page. Outra coisa que eu ODEIO é não ter um botão de busca no blog. Isso é péssimo e não entendo o motivo de algumas pessoas não colocarem. Isso é vida para os leitores (pelo menos pra mim).

Minha cara quando não encontro o botão de busca ou redes sociais do blog:



E é isso amores. Espero que tenham gostado. Eu quis ser bem objetiva nesse post e ajudar quem estiver precisando. Claro que tem muitas outras questões, mas isso é assunto pra mais de um metro rs.

O que acharam?? Não deixem de me dizer o que você não gosta em um blog. Beijos! 

Comente com o Facebook:

10 comentários :

  1. Oi Jess!
    Adorei o post e achei as dicas muito válidas! Tanto pra quem está começando (como eu), ou pra quem já está na estrada.
    Alguns erros podem fazer com que uma pessoa nunca mais volte. Parabéns pela iniciativa de ajudar.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thai, tudo bem? Fico muito contente por ter gostado. Fiz com muito carinho ♥
      Verdade, linda. Espero poder ter ajudado algumas pessoas. Obrigada ♥
      bjs

      Excluir
  2. Eu também acho horrível aquele layout poluído.
    Sabe eu as vezes cometo uns errinhos de português, mas tenho melhorado bastante, e olha que eu reviso umas três vezes rsrsrsr.

    beijinhos
    www.lindamenteloira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito chato mesmo.
      Ah mais todos nós cometemos erros rs ninguém é perfeito! Mas existem pessoas que NÃO PROCURAM melhorar rs, aí não dá ne? rsrs

      beijos linda! Adoro te ver por aqui ♥

      Excluir
  3. Ooooi ;)
    Muito legal a resenha gostei muito!
    Parabéns pelo blog! Gostaria de te ver no meu ;*

    www.jessicamonize.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Você nem parou pra ver, realmente, o meu post. Que resenha?? aff

      Excluir
  4. Revise sua postagem, você fala que o blog não se deve ter erros de português e escreve "encima", complicado.

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente, você quer comparar 1 erro em mais de mil palavras corretas? Eu quis dizer erros constantes. E outra, esse erro foi pelo corretor ortográfico porque deve ter confundido com o verbo ''encimar'' quando ao invés de clicar no 'm', cliquei no 'n'. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Me deu até um gelo quando cheguei no CÓPIA...Sofri com uma layout plagiado viu, é duro!!! e Eu ODEIO esse floquinhos que decem na tela kkkkkkkk agonizante. Adorei o post, concordo com vc, para se ter sucesso, tem que se dedicar né..Beijos gata, lindo seu blog http://pamellanascimentoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa.. imagina como deve ser ruim mesmo! Conseguiu resolver?
      Que bom que gostou, Pam. Beijos!
      Muito obrigada ♥

      Excluir

 
Layout personalizado por Capricha Na Maquiagem By Jess Norberto